Como é ser modelista em uma empresa e qual a sua responsabilidade? Eis uma pergunta que sempre me fazem, então resolvi fazer esse post para responder essas dúvidas
Quem gosta da arte de modelar e costurar encontra um amplo mercado de trabalho para atuar, podendo escolher a parte que mais gosta e se aprofundar nessa área.
Eu mesma me identifiquei mais com a parte de modelagem e de ensinar essa arte a outras pessoas.
Não que eu não ame costurar, pelo contrário, sinto falta por não ter tempo de fazê-lo mas a modelagem essa sim me encanta no fundo da alma
Já há 10 anos trabalho como modelista em uma empresa e posso dizer que me sinto realizada com meu trabalho. Amo o que faço.
A cada peça pronta uma sensação boa de realização profissional.
A cada coleção pronta, junto com o cansaço vem aquele orgulho de saber que participou de toda aquela arte, é inexplicável a sensação.
Porém, nem tudo são flores, a responsabilidade de uma modelista em uma empresa é muito grande.
Em cada empresa vai variar a função exata da modelista, dependendo do tamanho e da quantidade de funcionários de lá.
Em algumas empresas a modelista fica somente por conta de fazer moldes mesmo, o tempo todo, e tem uma pilotista à sua disposição para executar a costura das peças e fazer os testes, em outras empresas de menor porte a mesma modela e pilota as peças.
No meu caso eu fico por conta de fazer os moldes e acompanhar a execução das peças piloto pelas costureiras. Faço também as ampliações dos modelos.
Para as modelagens novas são feitas as peças piloto (é uma peça feita para teste daquela modelagem antes de cortar a produção).
Quando fazemos uma primeira peça (piloto) temos a chance de corrigir algum erro ou alguma alteração que o estilista queira fazer. (Infelizmente isso não acontece na costura sob medida, muitas alterações não tem como fazer depois que a roupa está pronta).
Então, depois de feitas as correções necessárias no molde fazemos a ampliação deles, por exemplo, eu faço a peça piloto tamanho 38, depois amplio do 40 até 44 ou mais dependendo dos pedidos daquela peça.
Essa é a parte que eu acho de maior responsabilidade da modelista, pois depois de ampliado serão cortadas várias peças com aquele molde e se tiver algum erro na ampliação irá comprometer toda a produção.
É por esses fatores que as empresas preferem contratar modelista com experiência para esse trabalho.
Algumas pessoas me dizem que querem trabalhar como modelista mas não conseguem arrumar trabalho por não ter experiência, esse é o motivo.
Então, para se começar é preciso fazer moldes Freelancer inicialmente e com um bom preço para ir adquirindo a confiança do empresário e mostrando o seu trabalho.
Ou mesmo conseguir um trabalho de assistente de modelista para ir adquirindo a tão desejada experiência.
Um bom currículo e cursos de especialização contam muito também na hora de se conseguir uma vaga de modelista em uma empresa
Assim, hoje em dia a maior parte das modelistas das grandes empresas já fazem todo o trabalho de modelagem e ampliação pelo computador pelo sistema Audaces, o que agiliza muito o processo
Por isso se você deseja seguir essa carreira é bom seguir essas dicas que irão te ajudar a alcançar mais rápido os seus objetivos.
Faça cursos, treine muito, consiga uma vaga de assistente ou de pilotista para ir mostrando seu talento e com certeza o sucesso será certo.
Assim, apesar da grande responsabilidade é um trabalho muito gratificante.
Você pode gostar também desse post: https://modelagemecosturaobjetiva.com/realizandosonhos/
Conheça o meu canal do Youtube.
[ratings]
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.