Quem sou?
Meu nome é Wania Machado tenho 46 anos.
Sou filha caçula de uma família de 6 filhos,minha mãe era costureira e trabalhava como serviçal em uma escola e meu pai era lavrador.
Como vê sou de uma família bem humilde e desde cedo despertei o desejo de aprender a costurar. Comecei a aprender com 12 anos quando minha mãe ensinava a minha irmã mais velha.
Desde então fui aprendendo cada dia mais e me apaixonando também.
No início minha mãe cortava e eu costurava, depois fui despertando a vontade de aprender a cortar também.
Minha mãe cortava por outra roupa, não sabia fazer moldes, e o resultado não era tão bom pois nem sempre ela conseguia fazer os modelos que eu desejava.
Eu queria muito aprender a fazer os moldes mas na minha cidade não tinha ninguém que ensinava. E minha mãe queria que eu estudasse, não queria que eu costurasse.
Então fiz dois cursos técnicos: Magistério e Contabilidade.
Então, quando terminei fiz um concurso pro Banco do Brasil e passei.
Demoraram 1 ano e meio pra me chamar e nesse período eu precisava fazer algo pra ganhar dinheiro, então montei uma confecção de roupas íntimas.
Comecei desmanchando e copiando o molde das calcinhas, depois comprei alguns prontos e arriscava fazer também. Quando me chamaram pro Banco do Brasil eu continuei com a confecção nos horários vagos.
Confecção própria
Trabalhei no Banco de 1993 a 1996 e pedi demissão num processo de demissão voluntária que teve, pra montar uma confecção de roupas infantis. Fiquei com essa confecção por 5 anos em sociedade com minha irmã.
Nesse período em que tinha a confecção eu mudei de cidade e foi quando fiz os 2 cursos de modelagem e um de costura e acabamentos. Aí eu comecei a me sentir confiante para fazer de tudo em costura.
Depois a sociedade acabou e eu me casei, então acabei montando uma loja e parei com a costura por um tempo. Em 2007 me separei e fiquei com uma depressão profunda. Fiz tratamento por 1 ano e não conseguia fazer nada.
Em 2008
Em 2008 me mudei pra Curvelo pra começar uma nova vida com minha filha e ainda sem saber bem por onde começar.
Uma amiga me emprestou uma maquininha velha de costura e comecei a fazer pequenos consertos, ainda estava doente e não me sentia confiante para pegar roupas para fazer e nem para cortar os tecidos.
Então pedi emprego em uma confecção e trabalhei de costureira por um ano, onde eles descobriram que eu tinha curso de modelagem e foram confiando a mim pequenos trabalhos de moldes.
Ainda nesse período algumas colegas me pediram pra ensinar modelagem pra elas pois aqui não tinha quem ensinasse.
Então, foi assim que comecei a dar cursos.
Fiz uma prova do método que eu ensinava pra ser Professora Credenciada e fui contratada depois de um tempo por essa confecção como modelista.
Eu fui a única funcionária de lá que teve sua carteira assinada como modelista, e a empresa tem mais 30 anos. Eu saí dessa empresa por alguns períodos mas nunca deixei de fazer os moldes pra eles.
A patroa viajava até onde eu estava no período que trabalhei no Senai pra levar os moldes pra eu fazer.
Sendo que eles tem Showroom em Belo Horizonte e era muito mais fácil arrumar uma modelista lá, mas preferiam que eu fizesse, mas isso quer dizer que reconhecem meu trabalho.
Rede Globo
Em 2014 fiz uma prova seletiva pra trabalhar no Senai e fui contratada como Instrutora de Formação Profissional de Costura Industrial, fiquei por 6 meses até vencer o Contrato do Pronatec.
Depois disso montei um atelier na Cidade de Montes Claros e pela minha página fui localizada pela Rede Globo e convidada a fazer um teste para trabalhar lá e consegui passar no teste.
Isso foi em junho de 2015 , cheguei a receber um e-mail pra arrumar a documentação pra ir, mas aí a minha patroa me fez uma proposta cobrindo a oferta deles pra eu voltar a trabalhar aqui em Curvelo e avaliei, como tinha uma filha pequena preferi ficar no interior.
SENAI
Nesses períodos todos, sempre tinha turma de curso, inclusive colegas do Senai, e muitas pessoas me pediam para ensinar online, pois queriam fazer curso mas não tinham ninguém pra ensinar.
Aí foi me despertando essa vontade de fazer mas não sabia como. Foi quando conheci o Marketing digital e me apaixonei logo de cara. Descobri que podia juntar o útil ao agradável.
E em 2017 comecei a executar esse projeto montando um grupo no Face e o canal do Youtube.
A costura além de me trazer recursos financeiros para me reerguer me ajudou a sair da depressão, pois pra mim é uma terapia. Faço tudo com muito amor e nem sinto que estou trabalhando.
Formação Profissional
- Curso de Modelagem Industrial – Senai/MG;
- Curso de Modelagem Industrial –Corte Centesimal- Sistema Moldecópia;
- Curso Técnica de Ensino- Corte Centesimal- Moldecópia;
- Curso Costura e acabamentos Finos- Professora Vica Antunes;
- Instrutora de Modelagem e Costura desde 2008;
- Modelista na empresa desde 2011;
- Trabalhei no Senai em 2014.
HOJE
Atualmente meu trabalho é todo voltado na internet, sai da confecção que trabalhei por 10 anos e hoje me dedico somente ao meu canal no youtube e aos meus cursos online.
Juntei todo meu conhecimento e experiência adquirida ao longos desses mais de 10 anos como costureira e modelista, e hoje me dedico a passar esse conhecimento para o maior números de pessoas que consigo.
Tanto de forma gratuita como também de forma paga, afinal, hoje eu e minha filha e também a minha equipe vivemos desse trabalho.
Ao todo já tenho 5 cursos de modelagem e costura que aborda diversos assuntos nesse nicho. Malharia, tecido plano, graduação de moldes, bases para modelagem …
Mais abaixo você encontra um link para conhece – los com mais detalhes.
O método MODELAGEM E COSTURA OBJETIVA é um método desenvolvido por mim com o intuito de ensinar modelagem e costura de uma forma mais objetiva, sem enrolação, de uma forma que você realmente aprenda, saia do automático.
As bases objetivas para modelagem é um material gratuito, disponível pra todos aqui no meu site e já foram baixadas por mais de 50 mil pessoas.
Isso é muito gratificante pra mim, saber que meu trabalho vem alcançando tantas pessoas, tem ajudado muitas costureiras e modelistas pelo mundo.
Atualmente tenho alunas na Africa, Argentina, Portugal, Espanha…
Saber que meu trabalho, que o método “Modelagem e Costura objetiva” vai além das fronteiras é uma conquista muito grande pra mim.
Gratidão a todos 🙂 s2
Ficamos por aqui, te contei bastante sobre minha vida pessoal e profissional, espero que tenha gostado de tudo que leu aqui e venha fazer parte da nossa família MCO (Modelagem e Costura Objetiva) seja como aluna, como seguidor, como inscrita(o) do canal, enfim, seja como você desejar mas não deixe de ficar coladinha(o) aqui comigo.
Com certeza vai aprender muitoooo comigo e com minha equipe.
-CLIQUE AQUI PARA CONHECER OS CURSOS MCO –